02 Noviembre 2011
ana_moura_na_9a_edicao_da_mostra_portuguesa.jpg

Exposições, um ciclo de cinema português, teatro, gastronomia e música compõem a agenda da 9ª edição da Mostra Portuguesa, que começa na quinta-feira e que decorre em várias cidades espanholas, segundo o programa hoje divulgado.
Este ano o certame - o maior festival cultural e artístico português no estrangeiro - arranca com a obra de teatro "Pessoa, o que o turista deve ver", uma interpretação de um texto de Fernando Pessoa pela Compañi Corcada.
Com dramaturgia e direcção de Joan Fullana, a obra estará patente a partir de quinta-feira no teatro La Seca Espai Brossa, de Barcelona, até 06 de novembro.
" semelhança do que ocorreu em anos anteriores, o programa deste ano da Mostra alarga-se pela geografia espanhola, com eventos em Barcelona, Saragoça, Sevilha, Madrid, Oviedo, Léon e Badajoz.
Entre as propostas na edição deste ano, destaca-se o 2º Ciclo Noites de Fado - Divas em Oviedo, com concertos de Ana Moura, Mafalda Arnauth eRaquel Tavares.
Haverá ainda concertos de Acetre, Pedro Moutinho e Lula Pena, em Madrid, de Rodrigo Leão, na capital espanhola e em Sevilha e de Luísa Sobral em Madrid e Barcelona.
No caso do cinema, destaca-se o ciclo de cinema português que acolhe a Filmoteca de Saragoça (em novembro) e a Filmoteca Espanhola, em Madrid (em dezembro), onde serão mostrados os filmes "Cisne", (2011) de Teresa Villaverde, "Filme do Desassossego" (2010), de João Botelho, e "Linha Vermelha" (2011) de José Filipe Costa.
Há ainda a destacar a realização, no Pavilhão de Portugal em Sevilha, do 1º Seminário sobre Cinema Contemporâneo português, onde se analisará a recente evolução do cinema nacional, dando a conhecer alguns dos nomes mais importantes da sétima arte.
Ao longo de quatro dias - entre 21 e 25 de novembro - haverá conferências e debates além da projeção de filmes de Manoel de Oliviera, João César Monteiro, Pedro Costa, Miguel Gomes e Raul Ruiz.
A agenda inclui ainda um amplo calendário de exposições, com a mostra "Cambio de paradigma" (León), uma mostra de videoarte de João Onofre em Madrid, outra de Vasco Araújo em Barcelona e uma de vários artistas, sob o tema "Graffitis" em Badajoz.
Madrid e Barcelona acolhem ainda eventos no campo da literatura, entre os quais se destaca a apresentação (a 10 de novembro) do livro de Baptista Bastos "José Saramago um retrato apaixonado", onde além das intervenções de César Antonio Molina e Pilar del Río, haverá atuações de Luis Pastor e Lourdes Guerra.
A 29 de novembro o Instituto Cervantes em Madrid acolhe um encontro literário com Mário de Carvalho e Barcelona recebe o debate "Nexos - Puente de las letras".
Na edição deste ano destaca-se ainda a "semana da gastronomia portuguesa", com o regresso a Madrid do chef Luís Baena e a apresentação, em Badajoz, de produtos "gourmet" e de "chefs" hispano-portugueses.
Os conteúdos da edição deste ano são divulgados hoje numa conferência de imprensa em Madrid.
In http://www.dn.pt/cartaz/interior.aspx?content_id=2080213&page=-1